domingo, 25 de outubro de 2015

IX Concurso Internacional Visual Class

O segundo concurso que animou a platéia do Enetec 2015 (Encontro Nacional de Educação e Tecnologia) foi o IX Concurso Internacional Visual Class, no qual concorreram estudantes de cinco escolas do Ensino Fundamental e Médio, incluindo instituições públicas e particulares (todos os detalhes do primeiro concurso e também do evento estão nas postagens anteriores do SAIA Educando).

Todos brincaram juntos no intervalo da "aula"
Alunos da EMEF Professora Arlinda Roda Negri, de Dumont, vencedores do concurso no ano passado, foram os primeiros a se apresentar, com o projeto "Inclusão: na minha escola todo mundo é igual".

Alunos de Dumont falaram sobre inclusão
Eles simularam uma aula que contou com a presença de um estudante cego, um surdo e outro em uma cadeira de rodas e mostraram todos inseridos em uma situação cotidiana, ressaltando que, desde que existam as condições adequadas, como o conhecimento da linguagem de libras ou do alfabeto em braile, todos podem conviver e se divertir juntos. A música apresentada no final deixa claro a ideia, confira:


Índio defende meio ambiente
Debate mostrou argumentos dos dois lados
O grupo da EMEF Idalina Canova de Barros, de Lençóis Paulista, também participou da edição internacional do concurso, discutindo a "Construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte". A obra faraônica e polêmica teve seus pontos positivos e negativos detalhados, de maneira incisiva, em um debate entre os estudantes, que contou com a presença de um mediador.

Um índio foi um dos destaques da discussão, que chamou a atenção para os riscos ao meio ambiente trazidos pela construção da usina. No fim, uma apresentação musical deixou clara a posição dos jovens, em defesa do meio ambiente. Veja no vídeo:


Problemas da obesidade foram mostrados
Únicos participantes de fora do estado, os alunos do Centro Educacional Municipal Professor Hermenegildo Marques Veloso, de Araguai (MG), lembraram o público dos riscos da má alimentação e do excesso de peso.
Grupo de Araguari abusou do humor

Com muito bom humor, no projeto "além do peso", os estudantes trouxeram o sotaque mineiro para o anfiteatro e apontaram as origens, as causas e dados estimulando a discussão sobre o alarmante problema da obesidade.

Aula era sobre os presidentes do Brasil
De Dracena, a simulação de uma aula teve a "presença" de ilustres presidentes da república, durante a apresentação do projeto "Uma viagem pela história da Presidência do Brasil".

Jânio Quadros e sua vassourinha
Marechal Deodoro, Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros, os militares, Collor, Fernando Henrique, Lula e Dilma foram algumas das figuras retratadas na apresentação, que também teve como pano de fundo uma bela sequência de música e dança. Veja um trecho da apresentação:


Jovens surgiam de dentro de sacos de lixo
Trabalho infantil foi o tema escolhido
Por fim, um segundo grupo vindo de Dumont falou sobre "Educação: Solução para o trabalho infantil". A interpretação dos alunos, ambientada em um lixão, deixou clara toda a tensão envolvida no delicado tema escolhido para a discussão.

Como pano de fundo, o Visual Class, que complementava a atuação dos estudantes e exibia imagens no fundo do cenário. Mesmo se tratando de uma apresentação-denúncia, não faltaram música e dança, com direito a muito groove e hip-hop, que fechou a participação de Dumont, como mostra o vídeo:


Vencedores
Denise se prepara para premiação
"Fiquei impressionada com o envolvimento dos estudantes e dos professores e com o grande esforço feito por cada envolvido para apresentar o melhor possível durante o evento", destaca a coordenadora nacional dos Programas da Primeira Infância do IAB (Instituto Alfa e Beto), Denise Silva Rocha Mazzuchelli, que também foi uma das juradas do concurso internacional de Visual Class. "E essa é uma forma clara de como a tecnologia pode transformar a educação", lembra a educadora.
Grupo de Dracena levou o 1º lugar

Em primeiro lugar ficaram os alunos da escola de Dracena, que contou um pouco da história do Brasil, desde o seu primeiro Presidente da República. Em segundo lugar foi escolhida a equipe da escola de Dumont que abordou a questão do trabalho infantil e, a terceira posição ficou com os mineiros de Araguari que mostraram os riscos da obesidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário