domingo, 25 de outubro de 2015

XII Concurso Nacional Visual Class

Escolas públicas de seis prefeituras participaram do XII Concurso Nacional Visual Class, realizado durante o Enetec 2015 (Encontro Nacional de Educação Tecnológica), em Presidente Prudente (confira os detalhes do evento na postagem anterior, deste Blog) e que reuniu alunos do Ensino Fundamental I, de escolas de cidades da região.
Alunos interagem com projeção

Escola de Adamantina foi a primeira
Os primeiros a se apresentar foram as crianças de Adamantina, que falaram sobre o tema: "Água: usando bem, ninguém fica sem", com dicas de economia e fazendo referências à crise hídrica que atinge todo o Estado. Vale destacar a interação entre as crianças e tela, que exibia imagens por meio do Visual Class.

"Luz nas construções foi o tema de Regente
Em seguida, os alunos da escola que representou a Prefeitura de Regente Feijó também falaram sobre economia, mas dessa vez a preocupação foi com a eletricidade. "Luz nas contruções" foi o tema escolhido e a apresentação foi marcada por uma aula digital, ministrada pelos alunos que discorreram com propriedade sobre o tema e encerraram com um lindo poema.

Inspiração de Rancharia foi no Fantástico
Na sequência, os estudantes de Rancharia retomaram o assunto da crise hídrica, falando sobre "Água: uso consciente contra o desperdício". Eles produziram sua própria versão do programa Fantástico, com apresentadores mirins que desempenharam muito bem os seus papéis. As crianças conversaram com a população da cidade, passaram orientações sobre como evitar o desperdício de água e, no final, uma surpreende apresentação de dança inspirada no artista coreano Psy. Confira no vídeo:


Narizinho brinca e dança com sua boneca
De Lençóis Paulista, vieram Emília, Narizinho, Pedrinho, o Visconde de Sabugoza e o próprio Monteiro Lobato, que teve sua história contada pelos alunos que representaram a Prefeitura da cidade. Com muita dança e animação, o grupo agitou a galera presente no anfiteatro, que pôde aprender um pouco sobre o maior escritor de histórias infantis do Brasil.
Emília foi um dos destaques do evento

"Valeu a pena por todo o esforço que fizemos para estar aqui", conta Raianny Ferreira Chico, de 10 anos, que arrancou risadas do público no papel de Emília. "Já conhecíamos muita coisa dele, mas fizemos um monte de pesquisas para produzir a apresentação", destaca Raianny, ainda com as roupas da boneca. Confira um trecho de Emília, Narizinho e companhia em ação:


Menina do vestido azul fala sobre sua escola
Muita emoção depois da apresentação
A apresentação seguinte contagiou o público com emoção, durante a história da Professora Odette Duarte da Costa, contada pelos alunos da unidade que leva o mesmo, no Jardim Morada do Sol, em Prudente. Com o tema: "Uma história para ser contada", eles mostraram a evolução da escola e de todo o bairro nos últimos anos, tendo como pano de fundo a vida da "menina de vestido azul", que era costureira e se tornou educadora. "Somos a prova viva de que investir em educação dá resultado", disse uma da alunas.

As crianças atuaram em um cemitério
Por fim, os estudantes de Andradina levantaram a platéia com uma apresentação sobre "Contos de Assombração". Falando sobre literatura, as crianças, todas caracterizadas, contaram histórias de terror, com direito a efeitos especiais com apoio do Visual Class e concluíram com uma empolgante coreografia acompanhada da clássica: Thriller, de Michael Jackson (confira um trecho da dança na postagem anterior do SAIA Educando).
Alunos prontos para um filme de terror


"Fiquei super feliz, foi muito legal ver todo mundo olhando pra gente por que ficavam muito assustados", contou Jullia de Almeida Gianine, de 10 anos, que fez muito sucesso como "a loira do banheiro". "Nós ensaiamos todos os dias por mais de 15 dias só pra fazer a coreografia", lembra, satisfeita. Confira um trecho da apresentação:

Vencedores
Rancharia ficou com o 1º lugar
"Como educadora, foi um evento grandioso e, como pessoa, me emocionou bastante a participação das crianças em cada um dos projetos", disse a professora Liana Carla Araújo, que veio da Paraíba para atuar como uma das juradas do concurso e parabenizou cada um dos competidores.

Contos de terror de Andradina ficaram em 2º
Os representantes de Rancharia, que falaram sobre a água, ficaram com o primeiro lugar, seguidos pelas crianças de Andradina, com suas histórias de terror e, em terceiro, foram escolhidos os estudantes de Lençóis Paulista, que lembrar da literatura de Monteiro Lobato. O título de melhor torcida foi para os representantes de Prudente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário