domingo, 1 de novembro de 2015

Projeto Curta na Escola reúne mais de 500 vídeos para apoio em sala de aula

Criado em 2007, o Projeto Curta na Escola tem como objetivo oferecer ferramentas de apoio aos professores, que podem ser utilizadas dentro de sala de aula, como um instrumento lúdico e que contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos.

Além de 508 curtas pedagógicos, todos produções do cinema nacional, o Curta na Escola disponibiliza, atualmente, 1.181 planos de aulas elaborados por professores e desenvolvidos a partir da apresentação de determinados filmes e ainda, 934 relatos de docentes que aplicaram os curtas em sala de aula e descrevem como foi essa experiência.

De fácil acesso, o portal divide os filmes por categorias como, nível de ensino, disciplina, faixa etária e ainda assuntos transversais, como pluralidade cultural, ética ou sexualidade. A proposta do projeto é, não apenas disponibilizar os vídeos, mas também apresentar sugestões de como eles podem ser utilizados pelos educadores.
O Curta na Escola também conta com uma página no Facebook (clique na figura para acessar).


O Curta na Escola está inserido em um projeto mais amplo, o Porta Curtas, que também reúne filmes sobre os temas mais diversos, mas que não são direcionados para a educação. Isso não impede que o site seja visitado pelos educadores amantes do cinema nacional, que podem conferir 1.181 curtas pelo portal. Os usuários podem se cadastrar, para acompanhar as novidades do site ou ainda enviar suas próprias produções.

O excelente curta metragem "Ilha das Flores", de Jorge Furtado, é o mais acessado entre os vídeos disponibilizados pelo Curta na Escola e também no Porta Curtas. Confira o imperdível filme abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário