domingo, 25 de outubro de 2015

Diversão, emoção, conhecimento e tecnologia marcam o Enetec 2015

Crianças e tecnologia: inseparáveis
Foi realizada neste sábado a sétima edição do Enetec (Encontro Nacional de Educação Tecnológica), no Anfiteatro César Cava, na Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), em Presidente Prudente. Cerca de 500 pessoas, entre alunos e seus familiares, educadores, pesquisadores e entusiastas do uso da tecnologia na educação, participaram do evento que, reuniu informação e conhecimento, foi muito divertido e ainda garantiu momentos de grande emoção.
11 equipes disputaram as premiações

Além das apresentações de 11 equipes em duas competições multimídia (mais detalhes nas próximas postagens), foram realizadas palestras e também três oficinas, que ocorreram simultaneamente durante a tarde. Uma delas foi sobre um curso de língua inglesa, utilizando softwares multimídia para computadores e tablets, outra sobre a aplicação de tablets na educação e, por fim, mais uma sobre avaliação de aprendizagem com apoio de tecnologia e aulas interativas.

Alunos e professores

Humberto veio com toda a família
"Eu aprendi muito sobre como não desperdiçar energia, para economizar nas contas de luz", conta Humberto Alcântara Arruda, de 9 anos, estudante do 4º ano da EMEF Professor José Domiciano Nogueira, de Regente Feijó. Ele esteve no Enetec 2015 acompanhado de toda a família e apresentou um trabalho cujo tema foi: "Luz nas Construções".

Professora Vanessa, da Odette Costa
"Vieram quase 120 alunos e nosso objetivo é contar a história da escola e mostrar a sua evolução nos últimos anos", destaca a professora Vanessa Seribelli, da Escola Municipal Professora Odette Duarte da Costa, em Prudente. "Eles aprenderam sobra a vida da Professora Odette, que dá nome à escola e a gente percebe que quando se fala em tecnologia, eles ficam muito mais interessados e mais envolvidos", completa Vanessa.

Adriane veio preparada para torcer
"A gente aprendeu sobre a nossa história, falando sobre a menina de vestido azul, que é a Professora Odette" lembra a estudante do 5º ano A, Adriane Milan, de 10 anos. "Também aprendi a mexer no tablet e viemos aqui torcer pela nossa escola!", afirma entusiasmada. 

Estudantes de Lençóis Paulista
"Nosso projeto gira mais em torno da nossa atuação, como em uma peça de teatro e usamos o Visual Class como um pano de fundo", conta o estudante Pedro Henrique Narciso, do 9º ano da EMEF Professora Idalina Canova de Barros, de Lençóis Paulista. "Se fosse só a atuação, não atrairia tanto a atenção do público", revela o estudante, que apresentou o trabalho sobre o projeto de construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. "É uma grande honra estar aqui hoje", completa.

Instituto Alfa e Beto

Denise Mazzuchelli, do IAB
As apresentações dos alunos de Prudente e de escolas de todo o Estado foram o ponto alto do Enetec 2015, mas, antes delas, o público pôde acompanhar a palestra da coordenadora nacional dos Programas da Primeira Infância do IAB (Instituto Alfa e Beto), Denise Silva Rocha Mazzuchelli. "A tecnologia faz parte das nossas vidas e a educação também está inserida neste contexto", disse a coordenadora da ONG (Organização Não Governamental), com sedes em Minas Gerais e Brasília e que tem como objetivo primordial, pensar a educação.

Alunos e professores acompanham o evento
Um dos problemas apontados por Denise é a desigualdade nas escolas em todo o país, algumas com resultados positivos, acima da média, enquanto outras ainda apresentam números muito abaixo do recomendável. "Nossos projetos buscam igualdade para todos os alunos, não importa onde eles estudem", detalha a pedagoga. "Não há como voltar atrás, a tecnologia faz parte do nosso cotidiano e ela pode contribuir na busca por equidade, por isso os professores e gestores devem estar atentos", completa.

Neste sentido, ainda de acordo com a palestrante, o caminho para melhorar a educação é aliar a análise de dados estatísticos com a gestão e os processos pedagógicos, e com as evidências apontadas por projetos e ideias aplicadas, incluindo neste processo as ferramentas tecnológicas. "Não basta distribuir notebooks, tablets, isso é só o primeiro passo e existe muito mais a ser feito, pois a tecnologia não substitui o bom ensino, ela é uma aliada dele", aponta Denise.

Parcerias

Celso Tatizana, responsável pelo Visual Class
O Enetec 2015 contou com a presença do pró-reitor da Unoeste, José Eduardo Creste, com o diretor da Fipp (Faculdade de Informática de Prudente), da Unoeste, Moacir Del Trejo, da secretária-adjunta da Seduc (Secretaria Municipal de Educação), Sonia Maria Pelegrini, da Coordenadora Pedagógica Institucional da Unoeste, Aparecida Darcy Alessi Delfim, do professor doutor Alexandro César, da Universidade do Estado do Mato Grasso e de Denise Silva Rocha Mazzuchelli, psicóloga e mestre em Psicologia da Aprendizagem, que atua no IAB (Instituto Alfa e Beto).
Eduardo Souza, da Multimídia Educacional

O Grupo Visual Class é o responsável pela realização do evento, em parceria com a Unoeste, com a Prefeitura de Prudente e que contou com o apoio da TES Soluções Audiovisuais, da Fipp, da Multimídia Educacional, da Redalgo, da Microsoft, da KBM, da Hiperlab, da Letra e Ponto, da EBS, da Toka Editora, da Delta Maior, da Edutech e da Undime-SP (União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo).

As próximas postagens com todos os detalhes das apresentações dos alunos serão publicadas daqui a pouco, no SAIA Educando, mas enquanto isso, confira um trecho do que fizeram os alunos do 5º ano, de Andradina:

Nenhum comentário:

Postar um comentário