domingo, 30 de agosto de 2015

Mostra pedagógica reúne alunos, pais e professores


Diferente do que este blogueiro estava acostumado a ver quando ainda era criança, na Mostra Pedagógica apresentada neste sábado (29/08), pelos alunos e professores da Ecola Municipal Dr. Pedro Furquim, podia se notar a presença da tecnologia das mais diversas maneiras, a começar pelo uso de um notebook, conectado a um projetor, algo muito simples, mas que permite uma infinidade de utilizações para contribuir com o trabalho feito com os alunos.

"Essa é uma equipe de guerreiros e nós confiamos em vocês", disse a secretária municipal de educação, Ondina Gerbasi, pouco antes de começarem as apresentações, que, logo passaram a ser filmadas e fotografadas tanto pelas crianças quanto pelos adultos presentes, com seus celulares e tablets.
A primeira turminha foi a do prézinho, que apresentou um pout-pourri de músicas folclóricas, tudo controlado pelo sistema de som, conectado com o computador usado na produção. Apesar da timidez dos pequenos, os pais acompanhavam atentos ao musical.

Na sequência, os meninos e meninas do 1ª ano fizeram uma interpretação da história da Chapeuzinho Vermelho, tudo elaborado com enfoque na alfabetização dos alunos. Nesta versão, as roupas, de chapeuzinho vermelho e de lobo mau foram o destaque da apresentação.

Vinícius de Moraes foi lembrado na sequência, pelas crianças do 2º ano, que interpretaram a música " "O Pato", acompanhados, ao fundo, por um vídeo-clipe da canção, especialmente voltado para as crianças.

Agora, como nem todos os alunos do 3º ano estavam presentes no sábado, eles se reuniram um dia antes, com as professoras Karina Sacardo, Maria José dos Santos e Tatiane Santos Maria para gravar uma versão de "A sopa de pedra"(uma releitura da peça Sopa Supimpa, do Grupo Trii e Palavra Cantada), que foi usado como referência para os alunos nas disciplinas de português e matemática. O vídeo, que você pode ver no final da postagem, também era acompanhado ao vivo, pelas crianças, que cantavam junto enquanto assistiam.

A surpresa feita pelo 4º ano foi uma leitura de poemas de literatura de cordel, feitos por eles mesmos, sobre o seu dia a dia.
Ricardo e Emanoel, pai e filho
Emanoel de Melo do Nascimento Moro, de 10 anos, foi um dos alunos do 4º ano que fez um poema e o dele foi em homenagem a seu pai, Ricardo Aparecido do Nascimento Moro. "Ele está de parabéns", disse logo depois da apresentação. "Eu fiz um poema sobre um dia e no começo fiquei com vergonha, mas depois a gente acostuma", disse a aluna do mesmo ano, Miriam Ambrósio Campos, também de 10 anos.
Professoras Marisa,Maria e Rosângela
Em seguida, o 5º ano apresentou diversos brinquedos feitos de sucata, como pé de lata, currupio, pula corda, elástico e pipa.

"Nesse mundo com tanta tecnologia, as crianças ficam muito tempo dentro de casa e acabam preferindo só nos jogos eletrônicos", explicam as professoras Maria Meire Raposo, Marisa Gonçalves Rodrigues de Souza e Rosângela Cavalaro. "Até os pais acabam deixando de fazer certos brinquedos que estavam acostumados a brincar na infância e eles proporcionam uma experiência muito positiva para as crianças, estimula a atividade física e são muito divertidos".
 Raiane ensina a brincar com o currupio

Já depois das apresentações, que foram complementadas pelos trabalhos mostrados pelos alunos e professores em suas salas de aula, a estudante do 5º ano, Raiane Vitória, de 10 anos, brinca com seu currupio e explica a este blogueiro como ele funciona. "Você coloca no dedão ou no indicador, aí roda, roda, roda, até ele ficar bem apertado e, quando você sente que ele vai parar, dá um puxãozinho e ele volta".

Nenhum comentário:

Postar um comentário