domingo, 6 de setembro de 2015

Epitácio terá III Mostra Científica, Cultural e Tecnológica de 14 a 16 de outubro

Vai até o dia 15 de setembro o prazo para a inscrição de trabalhos (com entrega dos resumos expandidos) para a III Mostra Científica, Cultural e Tecnológica, que será realizada de 14 a 16 de outubro, em Presidente Epitácio. O evento será no campus do IFSP (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo) e é realizado em parceria com o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico)

Alunos do ensino fundamental, médio, técnico e superior de escolas públicas e privadas da região podem participar gratuitamente acompanhando as atividades ou apresentando o que foi produzido em suas unidades. Professores, pesquisadores e outros interessados em compartilhar conhecimento e contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico também serão muito bem vindos na bela cidade, localizada às margens do Rio Paraná.

Serão apresentados trabalhos nas modalidades: mostra de projetos, apresentação oral e de pôsteres. Com a mostra, Epitácio é uma das 4 cidades de São Paulo com atividades programadas dentro da SNCT 2015 (Semana Nacional de Tecnologia 2015), que ocorre em todo o país, também em outubro. Não é necessário se inscrever para assistir às apresentações mas para realizar as inscrições, basta preencher o formulário e enviar o resumo clicando aqui.


A programação completa ainda não está disponível mas, para se ter uma ideia, a III Mostra Científica, Cultura e Tecnológica terá, por exemplo, visitas técnicas à fábricas de tijolos e concreto, oficinas de xadrez e ainda uma oficina sobre a construção e lançamento de foguetes. Confira aqui toda a programação na cidade, apresentada no site da SNCT 2015. Josy da Silva Freitas, que é da comissão organizadora, pode dar mais informações pelo e-mail josyfreitas@ifsp.edu.br.


As inscrições para a SNTC (Semana Nacional de Ciência e Tecnologia) 2015, cujo objetivo é chamar a atenção e mobilizar jovens, crianças e educadores em torno de temas relacionados à Ciência e Tecnologia continuam abertas. O evento será realizado em todo o país de 19 a 25 de outubro. Essa é a 12ª edição da iniciativa com o tema: "Luz, ciência e vida" (este foi instituído como o ano Internacional da Luz, de acordo com as Nações Unidas, o que inspirou a definição do tema).

Tanto professores, individualmente, quanto instituições podem inscrever suas atividades e, de acordo com a coordenação nacional da SNCT 2015, existe a possibilidade de se estender o prazo para cadastro de novos eventos, o que deve ocorrer caso haja um grande número de interessados. Para fazer o cadastro é só clicar aqui. O site do evento também disponibiliza os contatos dos coordenadores regionais de todos os estados.

A semana é realizada pelo MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação), do Governo Federal e pretende reunir trabalhos dos estados, municípios, agências de fomento, espaços científico- culturai, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, empresas de base tecnológica e entidades civis, sempre com a intenção de aproximar a população de temas relacionados à ciência e tecnologia.

Até o momento, 363 atividades foram cadastradas, em 76 cidades brasileiras e 1.025 instituições se inscreveram. No Estado de São Paulo, foram 43 instituições, com 35 atividades, concentradas, por enquanto, em apenas 4 cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário