domingo, 9 de agosto de 2015

Poesia virtual: vida e obra de Vinícius de Moraes

Durante a infância, em 1917
"Meu tempo é quando", escreveu Vinícius de Moraes, no texto publicado na obra Poética, em Nova Iorque, em 1966.

Esta é uma minúscula amostra, presente ainda na tela de apresentação do site Vinícius de Moraes, que reúne a vida e a obra deste formidável artista, tudo disponibilizado de maneira muito bem organizada e de graça.

Nascido no dia 19 de outubro de 1913, no Rio de Janeiro, Vinícius deixou, após a sua morte, em 1980, uma vasta produção poética musical, além de prosascrônicascríticas de cinema, produções para teatro, além de muitos amigos.



Fácil de navegar, o site retrata a obra de Vinícius, dividida por categorias e explicada, item a item, com informações, dados técnicos e curiosidades sobre cada produção, contextualizando os trabalhos e garantindo um mergulho profundo na realidade do autor.



O espaço virtual sobre Vinícius é administrado pela VM Cultural, que existe desde 1987 e tem como objetivo "propagar a obra do múltiplo poeta, dando acesso a estudantes, professores, pesquisadores e admiradores de sua fecunda produção".

Segundo os organizadores, a intenção é que o site sirva de referência para os visitantes. "Nossa tentativa é acompanhar as mudanças do tempo, suas novas direções, conjugando a vontade de um homem, de um pai, de um artista, o levando onde sempre quis estar, junto a seus leitores, seu público".


Nenhum comentário:

Postar um comentário