domingo, 16 de agosto de 2015

Hidroponia: aprendendo na prática sobre a natureza

Espuma fenólica recebe as sementes
"Eu fui aprender sobre hidroponia com mais de 40 anos e eles tem essa oportunidade com 9, 10 anos", conta o hidroponicultor José Aparecido Nunes Sampaio, responsável pela Horta Municipal de Presidente Prudente e também por apresentar uma das técnicas mais avançadas de cultivo aos alunos do Programa Cidade Escola, da Prefeitura de Presidente Prudente.

As mudas ficam primeiro no berçário
"Na hidroponia é possível cultivar, por exemplo, alface, agrião, coentro, salsinha, espinafre, rúcula, em um material chamado de espuma fenólica, que é irrigado constantemente e a água fornece os nutrientes necessários para o desenvolvimento da planta", explica Sampaio. A maior rapidez na produção, que leva cerca de 45 dias, não ter a necessidade do uso de agrotóxicos e poder produzir durante todo o ano, independente da temperatura são as principais vantagens da técnica. 

Além disso, em Prudente, a Horta Municipal é também um espaço onde as crianças aprendem sobre a hidroponia, têm contato com a natureza e começam a valorizar o alimento que, neste caso, elas mesmas cultivaram. Aproximadamente 160 alunos da rede pública visitam a área semanalmente.

Depois são transferidas de canaleta
"Tinha um garoto, logo no início, que não comia alface. Ele plantou na espuma fenólica, levou para a estufa, cuidou, lavou, manuseou a planta e depois de tudo eu perguntei: você ainda não vai comer esse alface? Ele levou a verdura para casa e, voltou 15 dias depois e me contou que agora come alface em todas as refeições, relata Sampaio.
Sampaio: "Tem que tratar a planta com carinho"
"Depois de plantar a semente, coloca lá na estufa e espera a planta crescer", diz o aluno no 5º ano, Leonardo Rafael Teixeira, de 10 anos, logo depois de colocar a semente de alface na espuma fenólica. "O que eu achei mais interessante foi saber analisar o PH da água antes de poder plantar, deu vontade até de ter a minha pópria horta", conta o futuro hidroponicultor.
"A hidroponia está de parabéns!", começa o estudante do 4º ano, João Eduardo Palmeiras de Souza, de 9 anos. "Achei muito legal porque é um jeito diferente de plantar e o alface da hidroponia que eu levei pra casa, eu e minha mãe achamos muito mais gostoso do que o que planta no solo", completa.



Durante a visita e as explicações, as crianças não escondem a satisfação de estarem naquela aula, pouco usual. "Da outra vez eu não vim preparada, mas agora eu trouxe até um sacola para levar o alface pra casa", explica a animada Beatriz Nascimento Gomes, de 10 anos. "Eu já tinha plantado batata, cenoura, abacaxi, um monte de coisa, tudo no videogame" revela Maria Eduarda Bezerra do Nascimento, de 11 anos, animada por, dessa vez, as plantinhas serem de verdade.

Confira mais imagens da visita, realizada no início de agosto:




















Nenhum comentário:

Postar um comentário