domingo, 23 de agosto de 2015

Tecnologia assistiva na educação de pessoas com deficiências

Desenvolver um melhor atendimento educacional especializado para pessoas com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, para complementar o ensino regular dos EPAEE (Estudantes Público Alvo da Educação Especial), por meio da TA (Tecnologia Assistiva) é o objetivo do curso Tecnologia Assistiva, Projetos e Acessibilidade: Promovendo a Inclusão Escolar.


Formar os professores em relação ao uso das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), de maneira continuada, é a proposta do curso para a formação dos educadores. "Esta formação não deve ser somente permeada por prepará-lo para o uso da tecnologia. É necessário amparar, oferecer-lhe condições para que possa se sentir seguro na sua nova prática pedagógica. Estas condições passam por uma formação constante, em movimento entre teoria e prática". A explicação é do professor da Unesp, Klaus Schlünzen Junior, em texto de introdução ao curso.

Neste sentido, a formação de professores para um melhor atendimento aos estudantes com deficiências, usando as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e a Tecnologia Assistiva, a partir de uma perspectiva inclusiva destes alunos. "A tecnologia facilita a vida das pessoas, mas para as pessoas com deficiências, ela torna a vida possível", detalha a professora e coordenadora do CPIDESElisa Tomoe Moriya Schlünzen.

Os professores que estiverem interessados em participar do curso de Tecnologia Assistiva, Projetos e Acessibilidade: Promovendo a Inclusão Escolar pode procurar a secretaria de educação, estadual ou municipal, em sua região e informar o interesse. De acordo com a professora Elisa, quanto mais os docentes, por meio das secretarias, manifestarem a intenção de fazer o curso, aumentam as possibilidades de abertura de novas turmas.

Confira o vídeo de apresentação do curso e, para mais informações, acesse: http://www.ta.unesp.br/.

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