domingo, 17 de abril de 2016

Liberdade, autonomia e amor na educação são discutidos no documentário 'A Educação Proibida'


O documentário argentino 'La Educacion Prohibida' (A Educação Proibida), de 2012, discute aspectos como autonomia, liberdade e o conceito de amor inseridos no processo educacional, a partir de exemplos coletados em diferentes locais do mundo, especialmente nos países latino americanos.

Dirigido por German Dóin, o filme fala sobre o falido sistema "Prussiano" amplamente adotado pelas escolas, baseado em uma lógica de quartel e que trata os alunos, e também os professores, como números, com o objetivo de "gerar uma massa de pessoas obedientes e competitivas, com disposição para guerrear".

Por outro lado, o relato destaca também diversos exemplos nos quais a educação é abordada de maneira que os estudantes têm liberdade para escolher o que aprender, tornando o processo mais eficiente e prazeroso para todos os envolvidos.

Confira abaixo o filme, legendado em português, que apresenta a possibilidade de uma ampla reflexão a respeito de como a educação ainda é tratada em todo o Brasil... O longa metragem também está disponível pelo Netflix.

Este blogueiro aproveita ainda para questionar todos os professores, leitores do blog, sobre o que pensam dos conceitos abordados no documentário... Vocês acreditam que uma forma diferente de se ensinar é viável, diante de nossa realidade? Agradeço desde já pela ajuda e aguardo a opinião de todos!

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Plataforma online e gratuita auxilia quem já quer começar a se preparar para o Enem 2016

 Começa em 30 dias o período de inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2016 e a prova deve ocorrer em meados de outubro... Mas quem quiser começar a se preparar imediatamente, pode utilizar a Hora do Enem, uma plataforma disponibilizada pelo MEC (Ministério da Educação), para auxiliar os estudantes no caminho até a prova, com planos de estudos, simulados e outras ferramentas, todas disponibilizadas online e gratuitamente.

Disponibilizada pelo MEC, plataforma é gratuita
Basta responder um questionário simples para fazer a inscrição na plataforma. Em seguida, no primeiro plano de estudos disponibilizado, que fala sobre Filosofia, o estudante responde a quatro perguntas, que irão estabelecer um diagnóstico de seus conhecimentos a respeito do tema e, a partir daí, apontar as linhas de estudos mais adequada ao perfil de cada aluno.

Estrutura da plataforma é simples e fácil de ser utilizada 
As aulas, apresentadas de maneira personalizada, incluem textos, imagens, vídeos, exercícios, revisões e, de maneira prática e atraente, irão abordar todos os temas que farão parte da prova do Enem 2016. Quatro simulados estão previstos até o início de outubro e é possível acompanhar, diariamente, o seu desempenho nas atividades. A plataforma ainda disponibiliza uma área de 'suporte', na qual é possível tirar dúvidas e também relatar problemas com o programa.

Estudantes podem têm liberdade na hora de definir o que estudar, mas sempre com direcionamento
Testado e aprovado por este blogueiro, a Hora do Enem é uma ferramenta simples e completa, que pode auxiliar os estudantes na preparação para esta importante prova e também auxiliar o trabalho dos professores, disponibilizando conteúdo de maneira flexível e interativa, capaz de, até certo ponto, criar um vínculo com o aluno e assim gerar bons resultados na transmissão do conhecimento.

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Espaço on line discute o uso da tecnologia e disponibiliza ferramentas para o professor

O Escola Digital é gratuito e disponibiliza material diversificado para os professores
Disponibilizar recursos tecnológicos que podem auxiliar na aquisição de conhecimento é um dos principais objetivos do portal Escola Digital, que, mais do que isso, também orienta professores, alunos, pais e até mesmo secretarias e gestores das escolas sobre algumas maneiras de se utilizar estas ferramentas de maneira adequada.

São mais de 4 mil objetos digitais de aprendizagem, incluindo vídeos, animações, games, aulas digitais e infográficos, que podem ser usados para complementar o ensino dentro e fora de sala de aula. Tudo está disponível gratuitamente.

O material é bem organizado no site e as pesquisas podem ser feitas de acordo com o nível de ensino, temas, tipos de mídias e ainda de acordo com quem produziu o objeto em qual país ele foi desenvolvido. Este blogueiro testou alguns dos itens disponibilizados e pôde conferir a facilidade no acesso e também a qualidade do material produzido, que pode ser bem interessante, de acordo com o objetivo de quem o está utilizando.

Mapa interativo com as Comunidades Quilombolas é um dos itens disponíveis
Também é possível contribuir com a plataforma sugerindo objetos digitais produzidos por outros ou mesmo disponibilizar aqueles produzidos pelos próprios usuários. A Escola Digital auxilia na produção de material digital, com sugestões de aplicativos e outras ferramentas que permitem que o professor desenvolva suas próprias ferramentas, levando em conta a realidade da escola onde ele atua.

Vale destacar ainda o curso de EAD (Educação a Distância), cujo objetivo é discutir o uso da tecnologia na educação e implantar e avaliar, na prática, o uso das ferramentas tecnológicas no dia-a-dia do professor. O acesso é muito simples e o curso é gratuito. Veja mais detalhes no vídeo abaixo:


De acordo com a apresentação no próprio site, a iniciativa é do Instituto Inspirare, Instituto Natura e Fundação Telefônica Vivo e contou com a colaboração do Instituto Educadigital, da Tic Educa e da Secretaria de Estado da Educação.   

segunda-feira, 28 de março de 2016

José Pacheco: "Não se aprende nada em uma aula"

A firme posição no título desta postagem é do educador português José Francisco de Almeida Pacheco, um dos idealizadores da Escola da Ponte e colaborador do projeto Âncora, que estimulam a autonomia dos estudantes e também dos professores. Algumas de suas ideias foram apresentadas durante o Congresso Nacional Educadores do Futuro, evento realizado pela web, na semana passada, reunindo palestrantes de diversas áreas, todas relacionadas à educação.

Este blogueiro teve a oportunidade de acompanhar algumas destas apresentações, mas foi a fala de José Francisco que mais chamou a atenção, por suas ideias revolucionárias e, principalmente, pelas possibilidades de que elas sejam aplicadas na prática. "Os caminhos que a educação do século XXI no Brasil precisam seguir" foi o tema abordado pelo palestrante.

Escola da Ponte funciona em Portugal desde 1976
"Não se aprende nada em uma aula e quando descobri isso, fomos alterando lentamente a maneira de fazer e quando fizemos diferente, tudo ficou diferente", explica o educador, justificando o pensamento que, em um primeiro momento pode ser considerado radical, mas que aponta alguns dos caminhos que a educação brasileira pode tomar e, em alguns casos, já está tomando.

Para Pacheco, o modelo de escola adotado no país está obsoleto a mais de 100 anos e, de fato, não existe uma "apostila" ou um "manual" que determine como fazer. O segredo, segundo ele, é a autonomia. "Não utilizamos uma doutrina, com instruções passo a passo, o que apresentamos são exemplos, pois quando se constrói um modelo, já está errado", relata.

Página inicial do site do Projeto Âncora, que funciona em Cotia
Ele pontua algumas das competências necessárias ao educador do século XXI. "O professor tem que saber trabalhar em equipe, deve ter autonomia, ter integração com a comunidade, ter competência no campo da avaliação (não das provas), ter a capacidade de ensinar a aprender e também a capacidade de criar vínculos, afetivos e sociais, além de conhecimento das novas tecnologias", pontua Pacheco, destacando ainda que coragem e ousadia são características desejáveis a todos os educadores.

"Dar um laptop para cada aluno não é educação", destaca, quando questionado especificamente sobre o uso das ferramentas tecnológicas. "As novas tecnologias devem humanizar o ato de aprender e para passar da informação para o conhecimento é preciso mediação pedagógica e este é um dos papéis do professor", explica.

São muitos os fatores contrários às mudanças, lembra Pacheco, pontuando que alunos, pais, diretoriais, secretarias de educação e mesmo os professores, por diferentes motivos, resistem às novidades que tem como objetivo transformar todo o sistema educacional, mas há motivos para manter o otimismo. "A educação deve ser baseada na qualidade da relação e eu acredito no professor e, com competência e ética, todos são capazes de ser coerentes com o que acreditam", conclui. 

Escola Oficina Pindorama é um dos exemplos que adotam práticas inclusivas de educação
Além da Escola da Ponte, em Portugal e do Projeto Âncora, em Cotia, o professor Pacheco destaca ainda a Escola Oficina Pindorama, em Vargem Grande Paulista, como exemplos de onde algumas dessas mudanças já estão sendo aplicadas. "São mais de 200 projetos em andamento em todo o Brasil, nos quais os professores são mais felizes, não ficam doentes e os resultados são incríveis", completa.

Confira uma apresentação de José Pacheco no TED x Passo Fundo, onde ele explica melhor porque em uma aula nada se aprende:

domingo, 20 de março de 2016

Com auxílio da tecnologia, blogueiro apresenta palestra no Supera em Prudente

Em Prudente, a Semana Mundial do Cérebro foi na unidade do Supera 
Durante toda a semana passada, este blogueiro pôde acompanhar boa parte das atividades realizadas durante a Semana Mundial do Cérebro, uma iniciativa da Dana Foundation, trazida à Presidente Prudente pela unidade do Método Supera. O evento teve como objetivo difundir os conceitos da neurociência e os benefícios que eles podem proporcionar para os nossos cérebros e também no nosso cotidiano.

Conversa foi em uma das salas do Supera em Prudente
Entre as atividades realizadas na cidade, foram feitas pequenas palestras aos alunos do Supera, em Prudente, apresentadas por profissionais, principalmente da área de saúde, que pudessem contribuir para as discussões a respeito do bom uso do órgão mais importante do nosso corpo: o cérebro. Um dos profissionais convidados foi este blogueiro, que aqui escreve, e teve a oportunidade de conversar com um grupo de simpáticas senhoras, na manhã de quinta-feira (17/03/2016), e contar um pouco sobre suas experiências mundo afora.

O principal desafio foi determinar o que abordar durante a conversa, levando em conta que ela iria tratar de tema que não pertence à área de atuação ou formação do palestrante. Levando isso em conta, o primeiro passo foi colher mais informações a respeito da neurociência, com exemplos que pudessem ser utilizados na prática e também reunir alguns dos execícios que este blogueiro tem realizado desde que iniciou as aulas no Supera, ainda no ano passado.

Foi com grande satisfação que este blogueiro aceitou o convite do Supera
Considerando que alguns dos exercícios direcionados ao cérebro envolvem a realização de atividades diversificadas e o contato com pessoas e ambientes diferentes daqueles que fazem parte de nossas rotinas diárias, foi possível preparar uma apresentação que mesclava a experiência pessoal do palestrante com aspectos da 'neuróbica', tão estimulada pela Semana Mundial do Cérebro.

Além de jornalista por formação e professor, principalmente pela satisfação, este blogueiro já atuou na produção de grandes eventos na capital paulista, como garçom e bartender em Natal, no Rio Grande do Norte, onde também chegou a trabalhar no mercado imobiliário e, até mesmo, como hidroponicultor, no quintal de sua casa em Prudente, na companhia de suas cachorrinhas e de sua querida esposa... 

Apesar de, quando comparado à experiência do público presente na palestra, essa bagagem ainda ser bastante reduzida, a maneira como essa trajetória foi contada, serviu para estimular os presentes a continuar buscando o que é novo e o que nunca foi experimentado antes, independente da idade, pois, aliadas a outros exercícios, essas experiências podem contribuir diretamente para o desenvolvimento de um cérebro mais saudável.

Como pano de fundo para a palestra, que pretendia defender o ato de "pensar fora da caixa", foram utilizadas imagens diversas, sempre relacionadas ao tema tratado pelo palestrante, que serviram para ilustrar a apresentação e também como mais um exercício. O ato de dividir a atenção entre o que era passado no vídeo e o que era falado na sala de aula, também é considerado um exercício da neuróbica.

Confira o vídeo, produzido em poucas horas pelo blogueiro, com o software Filmora, que serviu como suporte para a apresentação:

sexta-feira, 11 de março de 2016

Semana Mundial do Cérebro traz discussão sobre neurociência a Prudente

A Dana Foundation, ONG (Organização Não Governamental), sediada em Nova Iorque, que estimula as pesquisas sobre a atividade cerebral, realiza na semana que vem a Brain Awereness Week (Semana Mundial do Cérebro), cujo objetivo é estimular o interesse da população pelo órgão mais importante de todo o nosso corpo: o cérebro. O evento, realizado desde 1995, busca também apresentar os benefícios das pesquisas da neurociência.

A Brain Awareness Week é realizada desde 1995 pela Dana Foudantion
Diversas atividades relacionadas à semana serão realizadas em todo o Brasil, mas em Presidente Prudente, é na unidade do Supera (Rua Jacob Blumer, 188), que o público poderá se aprofundar um pouco mais no universo da neurociência, com dois webnários (seminários on-line), gratuitos, marcados para os dias 15 e 17 de março (terça e quarta-feira).

A gerontóloga Thaís Bento Lima
A primeira apresentação, será às 19h na terça-feira, feita pela gerontóloga Thaís Bento Lima, que irá falar sobre "Memória e envelhecimento: como manter a memória saudável". Vale esclarecer que, a gerontologia é, de acordo com a Wikipédia, "a ciência que estuda o processo de envelhecimento e suas dimensões biológica, psicológica e social".

Carla Tieppo é neurocientista
Na quinta-feira, também às 19h, é a neurocientista Carla Tieppo, quem apresenta o webnário, cujo tema é: "O impacto da neurociência sobre o autoconhecimento e poder da transformação". Segundo a página pessoal da pesquisadora, ela atua há 20  anos como professora na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, em São Paulo, na área de fisiologia, com ênfase no funcionamento do sistema nervoso e sua relação com a mente e comportamento humanos.

Este é o terceiro ano que a rede Supera promove a Semana Mundial do Cérebro e, os interessados em acompanhar as apresentações, podem ir até a unidade em Prudente ou acompanhar pela internet, no link disponível no site do Supera. As inscrições também podem ser feitas no mesmo endereço eletrônico, ou, para acompanhar a gerontóloga Thaís Bento Lima, clique neste link e, para o webnário da neurocientista Carla Tieppo, clique neste link. As vagas são limitadas. 

No mesmo espaço virtual também estão sendo publicadas, durante toda a semana, diversas matérias relacionadas à neurociência.

Mais informações sobre o Método Supera, você pode conferir na entrevista com o engenheiro e criador da franquia, Antônio Carlos Guarini Perpétua, publicada aqui, no SAIA Educando.

domingo, 6 de março de 2016

"Proposta é que professores compartilhem experiências no uso da tecnologia", Juliana Gense, líder do GEG Prudente


Estimular o uso das ferramentas tecnológicas na educação é um dos objetivos dos GEGs (Grupos de Educadores Google), presente em pelo menos 20 cidades em todo o país, uma delas, Presidente Prudente.

Com atividades sendo realizadas desde 2014, o GEG Prudente é um espaço no qual o professor da região pode discutir, aprender e opinar sobre a utilização da tecnologia dentro de sala.

A professora Juliana Maria Cristiano Gense, líder do GEG Prudente, em entrevista ao SAIA Educando, gravada ao vivo, explica melhor o que é e como fazer para participar do GEG, além de contar um pouco de sua experiência na área da educação. 

Confira o bate papo no vídeo abaixo, que gravado por meio do Hangout On Air: