domingo, 20 de março de 2016

Com auxílio da tecnologia, blogueiro apresenta palestra no Supera em Prudente

Em Prudente, a Semana Mundial do Cérebro foi na unidade do Supera 
Durante toda a semana passada, este blogueiro pôde acompanhar boa parte das atividades realizadas durante a Semana Mundial do Cérebro, uma iniciativa da Dana Foundation, trazida à Presidente Prudente pela unidade do Método Supera. O evento teve como objetivo difundir os conceitos da neurociência e os benefícios que eles podem proporcionar para os nossos cérebros e também no nosso cotidiano.

Conversa foi em uma das salas do Supera em Prudente
Entre as atividades realizadas na cidade, foram feitas pequenas palestras aos alunos do Supera, em Prudente, apresentadas por profissionais, principalmente da área de saúde, que pudessem contribuir para as discussões a respeito do bom uso do órgão mais importante do nosso corpo: o cérebro. Um dos profissionais convidados foi este blogueiro, que aqui escreve, e teve a oportunidade de conversar com um grupo de simpáticas senhoras, na manhã de quinta-feira (17/03/2016), e contar um pouco sobre suas experiências mundo afora.

O principal desafio foi determinar o que abordar durante a conversa, levando em conta que ela iria tratar de tema que não pertence à área de atuação ou formação do palestrante. Levando isso em conta, o primeiro passo foi colher mais informações a respeito da neurociência, com exemplos que pudessem ser utilizados na prática e também reunir alguns dos execícios que este blogueiro tem realizado desde que iniciou as aulas no Supera, ainda no ano passado.

Foi com grande satisfação que este blogueiro aceitou o convite do Supera
Considerando que alguns dos exercícios direcionados ao cérebro envolvem a realização de atividades diversificadas e o contato com pessoas e ambientes diferentes daqueles que fazem parte de nossas rotinas diárias, foi possível preparar uma apresentação que mesclava a experiência pessoal do palestrante com aspectos da 'neuróbica', tão estimulada pela Semana Mundial do Cérebro.

Além de jornalista por formação e professor, principalmente pela satisfação, este blogueiro já atuou na produção de grandes eventos na capital paulista, como garçom e bartender em Natal, no Rio Grande do Norte, onde também chegou a trabalhar no mercado imobiliário e, até mesmo, como hidroponicultor, no quintal de sua casa em Prudente, na companhia de suas cachorrinhas e de sua querida esposa... 

Apesar de, quando comparado à experiência do público presente na palestra, essa bagagem ainda ser bastante reduzida, a maneira como essa trajetória foi contada, serviu para estimular os presentes a continuar buscando o que é novo e o que nunca foi experimentado antes, independente da idade, pois, aliadas a outros exercícios, essas experiências podem contribuir diretamente para o desenvolvimento de um cérebro mais saudável.

Como pano de fundo para a palestra, que pretendia defender o ato de "pensar fora da caixa", foram utilizadas imagens diversas, sempre relacionadas ao tema tratado pelo palestrante, que serviram para ilustrar a apresentação e também como mais um exercício. O ato de dividir a atenção entre o que era passado no vídeo e o que era falado na sala de aula, também é considerado um exercício da neuróbica.

Confira o vídeo, produzido em poucas horas pelo blogueiro, com o software Filmora, que serviu como suporte para a apresentação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário