domingo, 5 de março de 2017

Curso de vídeo desenvolvido por blogueiro é concluído com produção prática dos alunos sobre o 7º Salão do Livro

Produzir e editar vídeos utilizando apenas o aparelho celular ou câmeras compactas foi o principal objetivo do curso "Produção e Edição de Vídeos", desenvolvido e aplicado por este blogueiro nas Praças da Juventude do Humberto Salvador, do Ana Jacinta, da Cohab e no CEU do Parque Alvorada, todos em Presidente Prudente. As aulas foram concluídas em dezembro de 2016, com a produção, por cada uma das turmas, de um material áudio-visual apresentando o 7º Salão do Livro de Prudente

Durante as 30 horas aula de curso, os jovens e adultos conheceram um pouco da história do audio-visual, aprenderam a utilizar na prática o YouTube Editor e o Windows Movie Maker, foram apresentados à conceitos de edição, enquadramento e movimento de câmera, tiveram contato com formas de divulgação do material produzido, como por meio do Blogger, por exemplo.

Tudo isso foi aplicado na prática pelos estudantes a partira da atividade realizada durante o Salão do Livro, no Centro Cultural Matarazzo. Um roteiro, desenvolvido pelos próprios alunos, que especificava as funções de cada um, além de pontuar quais imagens deveriam ser captadas, mostrava o caminho para a produção a ser realizada no dia do evento. Porém, foi a criatividade e a desenvoltura de cada um que chamaram a atenção durante os trabalhos.

Era nítida a empolgação dos estudantes durante toda a atividade, que foi supervisionada de perto pelo professor. Todos se mostraram muito à vontade, tanto para a captação de imagens a partir de diversos ângulos e movimentos de câmera, quanto no contato com o público, escritores, expositores e outras autoridades presentes no local.

De volta às salas de aula, os grupos transferiram os materiais captados para os computadores e iniciaram o lento, cansativo, mas fundamental processo de seleção e edição das melhores imagens. Na sequência, foram feitos os acabamentos, incluindo tratamento de som, inclusão de efeitos, créditos e trilha sonora e os resultados podem ser conferidos logo abaixo:

Praça da Juventude - Humberto Salvador:


Praça da Juventude - Ana Jacinta



Praça da Juventude - Cohab


CEU - Parque Alvorada


Meus agradecimentos pela participação de todos neste que foi o primeiro curso cujo projeto, desenvolvimento e conclusão foi inteiramente produzido por este blogueiro, para disponibilizar ferramentas que contribuíssem com o desenvolvimento profissional de cada aluno, o que foi concluído de forma satisfatória, Um agradecimento também ao Coordenador da Juventude da Prefeitura de Presidente Prudente, Juliano Borges, que acreditou na proposta desde o início e confiou no desenvolvimento de um trabalho de qualidade.

Formatura foi com os alunos do curso de Fotografia, realizado pelo professor Márcio Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário