domingo, 12 de março de 2017

Videocamp propõe exibições públicas de cinema para discutir e transformar a sociedade

Um quintal ou uma sala, com espaço para cinco ou mais pessoas, uma tela com tamanho pelo menos razoável e vontade de tornar o mundo um lugar melhor. Estes são os requisitos básicos para você se tornar um exibidor de filmes da plataforma Videocamp: "uma plataforma para quem quer ver o mundo mudar, mas não quer ficar só assistindo".


Documentários como "O Começo da Vida", que fala sobre a importância dos primeiros anos após o nascimento, "Democracia em Preto e Branco", que conta um pouco da história da Democracia Corinthiana, "Quebrando o Tabu", sobre a criminalização das drogas e "A Educação Proibida" são alguns exemplos dos filmes disponíveis na plataforma.


"São amantes do cinema que também buscam um 'como ajudar', 'o que eu posso fazer', 'onde', 'por quem'". Assim pode ser definida a audiência do Videocamp, cuja equipe de curadores busca reunir títulos de interesse social e compartilhar essas idéias sempre com o objetivo de atingir o maior público possível. "Toda pessoa que acredita no cinema como ferramenta de transformação é bem vinda por aqui!", destaca mensagem no site.

Alguns dos filmes são disponíveis apenas para exibições públicas, que devem ter pelo menos cinco pessoas e qualquer um pode organizar uma. É preciso apenas se cadastrar, solicitar e informar os dados sobre a apresentação e, apresentar um relatório (com imagens), comprovando que a exibição foi realizada.

Aos educadores, são disponibilizados planos de aula em alguns dos filmes, para auxiliar no trabalho a ser realizado com os alunos e também um "Guia prático para conduzir discussões", que ajuda a estabelecer um ambiente propício ao "entendimento e ao diálogo", que é a proposta do Videocamp.

Confira abaixo o premiado - e emocionante - curta metragem "O Presente", de Jacob Frey, mais um dos títulos que fazem parte do acervo do Videocamp:

The Present from Jacob Frey on Vimeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário