segunda-feira, 4 de abril de 2016

Espaço on line discute o uso da tecnologia e disponibiliza ferramentas para o professor

O Escola Digital é gratuito e disponibiliza material diversificado para os professores
Disponibilizar recursos tecnológicos que podem auxiliar na aquisição de conhecimento é um dos principais objetivos do portal Escola Digital, que, mais do que isso, também orienta professores, alunos, pais e até mesmo secretarias e gestores das escolas sobre algumas maneiras de se utilizar estas ferramentas de maneira adequada.

São mais de 4 mil objetos digitais de aprendizagem, incluindo vídeos, animações, games, aulas digitais e infográficos, que podem ser usados para complementar o ensino dentro e fora de sala de aula. Tudo está disponível gratuitamente.

O material é bem organizado no site e as pesquisas podem ser feitas de acordo com o nível de ensino, temas, tipos de mídias e ainda de acordo com quem produziu o objeto em qual país ele foi desenvolvido. Este blogueiro testou alguns dos itens disponibilizados e pôde conferir a facilidade no acesso e também a qualidade do material produzido, que pode ser bem interessante, de acordo com o objetivo de quem o está utilizando.

Mapa interativo com as Comunidades Quilombolas é um dos itens disponíveis
Também é possível contribuir com a plataforma sugerindo objetos digitais produzidos por outros ou mesmo disponibilizar aqueles produzidos pelos próprios usuários. A Escola Digital auxilia na produção de material digital, com sugestões de aplicativos e outras ferramentas que permitem que o professor desenvolva suas próprias ferramentas, levando em conta a realidade da escola onde ele atua.

Vale destacar ainda o curso de EAD (Educação a Distância), cujo objetivo é discutir o uso da tecnologia na educação e implantar e avaliar, na prática, o uso das ferramentas tecnológicas no dia-a-dia do professor. O acesso é muito simples e o curso é gratuito. Veja mais detalhes no vídeo abaixo:


De acordo com a apresentação no próprio site, a iniciativa é do Instituto Inspirare, Instituto Natura e Fundação Telefônica Vivo e contou com a colaboração do Instituto Educadigital, da Tic Educa e da Secretaria de Estado da Educação.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário