domingo, 3 de julho de 2016

Equipe do SESI de Prudente vai à etapa estadual de Olimpíada de Robótica


O robô, durante a competição em Prudente
Um robô autônomo e eficiente, montado e programado por uma equipe obstinada, inteligente e que tem prazer no que faz. Foi a combinação que levou os quatro estudantes do ensino médio do SESI (Serviço Social da Indústria) de Presidente Prudente a vencer a etapa regional da OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica), que foi disputada na cidade, na semana passada. 

Sob orientação do professor Marcio Haruhiko Chidi, a equipe irá agora disputar a etapa estadual da competição, que vai ser realizada em São Bernardo do Campo, no dia 13 de agosto, envolvendo outras 60 equipes, e vale vaga para a fase nacional da disputa. 
Robô produzido com lego e placa de arduíno
"É uma simulação de desastre, em um local onde os humanos não têm acesso, com chão irregular, rochas, rampas, áreas escuras e outros obstáculos, que são os desafios a serem superados pelos robôs", explica o educador, descrevendo como são as provas na OBR, baseadas no manual de regras da Robocup Junior.

Sensores permitem que robô mapeie área de atuação
Segundo ele, os robôs podem ser feitos somente com peças de Lego, mas a máquina desenvolvida pela equipe utiliza uma placa de arduíno, que controla as ações do robô. "É uma inteligência artificial embutida no robô e aí vai muito da estratégia para resolver o problemas da melhor maneira possível", aponta Marcio. "É assim que, dentro da equipe, cada um acaba mostrando o seu potencial, assumindo diferentes funções", completa.

Pensando diferente

Medalha da OBR pela etapa de Prudente
"Isso nos ajuda a ter um pouco mais de noção e relação à programação e também a pensar um pouco mais além do que a gente acha que pode fazer", conta Giovane Jacques Borges, de 17 anos, que é o único dos estudantes que já havia participado da competição em 2015. "Antes eu não pensava da mesma maneira que eu penso hoje", relata, lembrando que, durante as competições, a equipe não pode receber ajuda do professor.

Alunos recebem apoio de toda a escola
"Eu aprendi muito sobre programação, lógica e trabalho em equipe", lembra Marco Antônio Paulino, de 16 anos, que também faz parte da equipe. "Eu e o Marco já havíamos participado em 2012, mas acabamos parando e, este ano, estávamos com tempo livre e decidimos voltar", lembra Rafael Marques Calles, também com 16 anos, satisfeito por retomado aos trabalhos que são realizados fora do horário de aula dos alunos. "Eles me chamaram para conhecer a robótica e eu acabei ficando", conta Vinícius Henrique Coutinho Alves, que também, aos 16, pretende dedicar parte de suas férias nos preparativos para a competição estadual.
Equipe, com este blogueiro, que também está na torcida

"Para fazer isso bem feito, tem que ser uma coisa que você gosta e é uma felicidade muito grande quando você vê que o robô fez aquilo que você tinha programado", destaca Giovani. "A garotada vai trabalhar para passar adiante e chegar até o campeonato mundial e, se depender da boa vontade deles, é perfeitamente possível", completa o professor, pouco antes de demonstrar a este blogueiro o impressionante resultado do trabalho feito pelos alunos. 

Confira no vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário