terça-feira, 26 de julho de 2016

Blogueiro realiza curso de produção audiovisual, com equipamentos acessíveis, nas Praças da Juventude

Desenvolver técnicas e habilidades necessárias para produção e edição de vídeos, em jovens, adolescentes e profissionais que utilizem a internet como ferramenta de comunicação profissional é o principal objetivo do curso de 'Edição de Imagens', que será realizado pela Coordenadoria da Juventude de Presidente Prudente, sob responsabilidade deste blogueiro e jornalista que aqui escreve semanalmente.

Serão quatro turmas, uma em cada Praça da Juventude, com aulas semanais e carga horária total de 30 horas. As inscrições são gratuitas e para se participar é preciso fazer o cadastro no site www.juventudepp.sp.gov.br e, até 48 horas depois, se dirigir com a documentação necessária até o local onde será realizado o curso.

As aulas e o material didático são gratuitos e tudo que os alunos precisam é de um celular com câmera de vídeo ou uma câmera fotográfica digital (pode ser de qualquer modelo) para produzir material audiovisual a partir de referências relacionadas a produções cinematográficas e ao que há de melhor no universo do vídeo digital.  

Com muita produção prática, serão trabalhadas técnicas de edição de imagens, com movimento, áudio e muito conteúdo, que possam ser disponibilizadas nas redes sociais, de maneira profissional e eficiente.

Plano de ensino
Nas primeiras aulas, os alunos serão apresentados ao "Estranho Planeta dos Seres Audiovisuais", série produzida por Cao Hamburguer, que vai ajudar a introduzir a história do audiovisual, alguns gêneros, além das tecnologias envolvidas em sua produção.

Será feita também uma introdução ao universo das redes sociais, com destaque para suas potencialidades e também para o uso destas ferramentas de maneira produtiva e que possa contribuir, de fato, para o desenvolvimento profissional dos estudantes, incluindo uma apresentação aos youtubers brasileiros mais famosos e interessantes.
Simultaneamente, também serão apresentados alguns equipamentos a serem utilizados, conceitos de luz, fotografia, enquadramento, trilha sonora, planos, foco, resolução, movimento de câmera, roteiros e outras notações técnicas relacionadas à produção audiovisual.

Especialmente no que diz respeito à edição, será destacado o uso do Youtube Editor e de outros programas gratuitos e que possam ser até mesmo utilizados em dispositivos móveis (como celulares e tablets). Os grupos também serão apresentados ao Wondershare Filmora, que é um excelente editor de vídeo para que iniciantes e outros editores online, como o We Video, o Animoto, o Loopster e o Shot Clip.

Para reforçar as referências, os participantes também serão apresentados à história do cinema, desde os Irmãos Lumiére, até Hollywood e os grandes diretores, passando pelo cinema mudo, alguns clássicos e incluindo também a produção cinematográfica nacional.
Apesar do enfoque nas questões técnicas do audiovisual, o destaque maior do curso será estimular uma reflexão a respeito do universo ao redor, permitindo que os estudantes trabalhem a partir de sua percepção da realidade, levando em conta sua situação social, cultural e econômica, além de suas características pessoais.

"Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara". É o que disse José Saramago, na epígrafe de seu O Ensaio Sobre a Cegueira e irá nortear o trabalho desenvolvido em todo o curso, assim como foi no trabalho realizado pelo jornalista Jean Ramalho, e contado anteriormente por este blog.

Mais informações podem ser obtidas em cada uma das quatro Praças da Juventude de Prudente:

Cohab: (18) 3907-4549.
Parque Alvorada: (18) 3903-0457.
Humberto Salvador: (18) 3905-1686.
Ana Jacinta: (18) 3909-2444.

Nenhum comentário:

Postar um comentário