domingo, 17 de julho de 2016

Blogueiro participa de evento sobre o TDAH realizado pelo SUPERA Presidente Prudente

Foram 30 dias dedicados à produção de material para postagens no Facebook, vídeos com os palestrantes, de matéria vinculada na imprensa regional, além de textos e outros materiais para a apresentação do evento, tudo para garantir casa cheia no Centro Cultural Matarazzo, durante o ciclo de palestras Informação e Conhecimento como Ferramentas de Superação do TDAH", que foi idealizado pelo SUPERA Presidente Prudente.

Estimular a discussão e apresentar o ponto de vista de renomados profissionais da área à população de Prudente era a principal intenção do evento, que foi realizado, com sucesso, na noite da última quarta-feira. Confira em seguida um breve resumo do trabalho e, na sequência, alguns dos vídeos produzidos por este blogueiro para o evento.

Equipe do SUPERA Prudente com os palestrantes

Matéria final

Evento realizado pelo SUPERA Presidente Prudente discute diagnósticos, características e tratamentos para o TDAH

Aproximadamente 140 pessoas, entre familiares, amigos, profissionais da área da saúde e outros interessados no TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) preencheram completamente um dos auditórios do Centro Cultural Matarazzo, nesta quarta-feira (13/07), e acompanharam atentamente o ciclo de palestras Informação e Conhecimento como Ferramentas de Superação do TDAH". O evento foi idealizado pelo SUPERA Presidente Prudente e cumpriu com o objetivo de discutir este transtorno que, de acordo com a ABDA (Associação Brasileira de Déficit de Atenção), afeta até 5% das crianças em idade escolar.
Armênio Alcântara Ribeiro

“Espero que todos saiam daqui hoje com ainda mais questionamentos sobre este tema tão importante”, afirmou o pediatra e especialista em neurologia infantil, Armênio Alcântara Ribeiro, destacando a importância de trazer e estimular a discussão sobre o TDAH para a cidade. Ele falou sobre as características do transtorno, sobre possíveis diagnósticos e também sobre a importância de se aliar o tratamento com o uso de remédios com as abordagens psicoterapêuticas.

Mariana Buchalla
Em seguida, a psicóloga, com especialização em terapia comportamental e cognitiva, Mariana Buchalla, apontou como a intervenção direta no comportamento, principalmente de crianças e adolescentes, pode contribuir para minimizar os efeitos do TDAH, garantindo uma melhor qualidade de vida para quem sofre com o transtorno.

Neuza Gibim Ponçano
Por fim, a educadora e especialista em psicopedagogia, neuropedagogia e psicanálise, Neuza Gibim Ponçano, discorreu sobre como o TDAH afeta as funções executivas do nosso cérebro, que são responsáveis pela organização, planejamento e execução das atividades realizadas no dia a dia. Ela destacou como o transtorno afeta também os adultos e pontuou algumas maneiras de estimular o cérebro para que essas ações cotidianas possam ser realizadas sem prejuízos. “Muitas vezes vemos apenas a ponta do iceberg e é necessário analisar e compreender o que está abaixo da superfície para que seja possível identificar e tratar o TDAH da maneira adequada”, disse durante a apresentação.

Ginástica cerebral e o TDAH

O TDAH se inicia na infância, pode persistir até a vida adulta e é caracterizado por graus variáveis de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Para seu diagnóstico e tratamento, a informação e o conhecimento são os melhores caminhos. Foi levando isso em conta que o SUPERA Presidente Prudente idealizou o encontro reunindo alguns dos melhores profissionais da área, que atuam no município.

Casa cheia no Centro Cultural Matarazzo
Além disso, o TDAH afeta determinadas conexões do cérebro, que podem ser estimuladas por meio da ginástica cerebral e essa troca de informações entre os neurônios pode ser fortalecida quando acontece a estimulação de determinadas habilidades cognitivas.

Esses estímulos geram aumento do número das redes de neurônios e, consequentemente, uma melhora no desempenho cerebral, minimizando assim os efeitos do transtorno. Jogos e outras ferramentas adotadas pelo SUPERA são algumas das maneiras utilizadas para realizar essa "ginástica cerebral" em crianças, adolescentes, adultos e também entre os idosos.

Conheça mais sobre o trabalho realizado pelo SUPERA Presidente Prudente agendando uma demonstração pelo telefone (18) 3901-1060 ou fazendo uma visita na unidade, que fica na Rua Jacob Blummer, 188 e está com as portas abertas das 8h às 18h.

Vídeos

Armênio Alcântara Ribeiro explica o que é o TDAH


Mariana Buchall destaca o tema de sua palestra


Neuza Gibim convida para o evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário