domingo, 5 de junho de 2016

Projeto Cidadescola é referência na educação integral em Presidente Prudente

Projeto também conta com página no Facebook
Com a participação dos alunos do ensino fundamental de todas as 31 escolas da rede municipal em Presidente Prudente, o Programa Cidadescola envolve aproximadamente 500 crianças, diariamente, em ações relacionadas à cidade, ao meio ambiente, música, artes, esportes, entre outras, que, há 6 anos, oferecem educação integral e de qualidade aos estudantes do município (clique aqui para conhecer todas as oficinas realizadas).

Além do termo regular, de cinco horas diárias, os jovens realizam as atividades extras, nas três horas do termo complementar. "A gente entende que a cidade é uma escola e por isso é fundamental aproveitar os espaços públicos, permitindo que as crianças se apropriem de espaços que são delas, conhecendo toda a cidade", explica a diretora do Cidadescola, Isabel Cristina Arcanjo Riquete, responsável pela execução do programa.

"Na semana passada, por exemplo, trouxemos as crianças da EM Professora Odette Duarte da Costa, no Jardim Morada do Sol, até o Tênis Clube, onde elas aproveitaram o espaço e também interagiram com filhos de juízes, empresários e isso é algo muito importante para os dois lados e é um dos motivos que o torna tão gratificante", conta Isabel, destacando a parceria do programa com diversos setores da cidade.

O Cidadescola foi iniciado pela atual administração municipal, atuando em 9 escolas no primeiro ano e a sede administrativa do programa é na EMEIF José Carlos Pimenta (Rua Claudionor Sandoval, 1313, na Vila Rosa). "Ele representa a possibilidade de mudar a vida das crianças e também de quem convive com elas e o programa também foi um presente na minha vida", pontua a diretora.

Música!

"Aqui é o 'QG' de música", ressalta Isabel, enquanto apresenta o espaço, onde são realizadas aulas de violino, percussão, violão, coral, flauta, entre outras. "A música trabalha muito com a disciplina da criança, com a postura e além disso ela entende que faz parte de um todo e que é muito importante para esse conjunto", detalha.

Para a educadora, educação integral é algo relativo à política pública de um município e, por isso, deve ser mantido, independente de quem estiver à frente da administração da cidade. "O programa tem a possibilidade de transformar a vida das pessoas e por isso queremos que ele continue na próxima gestão", conclui.

Durante a visita ao QG do programa, este blogueiro teve a oportunidade de conhecer o trabalho do "oficineiro" de música, Daniel Lucas Melo, que é responsável pelo corpo coreográfico e comissão de frente da banda do Cidade Escola. Confira no vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário