domingo, 27 de setembro de 2015

Fotojornalista ensina fotografia gratuitamente em Prudente

Professor Marcio em ação
(Foto: Juliano Borges)
Quais as melhores máquinas? Como aproveitar ao máximo o potencial de um equipamento? Qual o tempo de exposição necessário? E qual a abertura do diafragma? Como conseguir o melhor enquadramento? Essas são apenas algumas das questões abordadas e respondidas no curso: "Fotografia e Arte", ministrado pelo fotógrafo Marcio Oliveira, que atua a mais de oito anos como fotojornalista no jornal O Imparcial, em Presidente Prudente.

"Nem todos os alunos possuem equipamentos e, quem tem, usa câmeras muito variadas ou até mesmo os celulares para fotografar, então a ideia do curso é conseguir melhorar o desempenho deles em relação às fotografias, independente do equipamento utilizado", explica o professor Marcio.

Alunos usam câmeras durante toda a aula
O curso, que é gratuito, tem 60 alunos matriculados no total e é uma iniciativa da Coordenadoria da Juventude, da Prefeitura de Prudente. Este blogueiro teve a oportunidade de acompanhar uma das aulas no CEU Presidente Prudente (Av. Tancredo Neves, 2150, Parque Alvorada), e a outra turma funciona na Praça da Juventude (Rua Luís Mungo, 100, Ana Jacinta).

As melhores maneiras de se utilizar os recursos disponíveis nas câmeras digitais, como foto noturna, retrato ou pôr do sol, são outro ponto interessante, detalhado pelo fotojornalista durante as aulas. Vale ressaltar que todos os estudantes podem utilizar os computadores disponíveis nas salas e, quase todos, passam o tempo todo testando os conceitos apresentados pelo professor em suas próprias câmeras ou celulares.

Foto tirada pelo DJ Michel durante uma festa
"Eu uso a fotografia para divulgar o meu trabalho e, por isso, já tinha uma noção prática, mas faltava a teoria", conta Michael Jackson Figueiredo, de 31 anos, que atua como DJ em aniversários, formaturas e casamentos na região. "Eu já até levei gente para tirar as fotos nas festas, e o resultado não ficou bom, mas agora posso orientar o pessoal para fazer melhor", revela.
Camila e Michael, no CEU no Alvorada

"Conheci o curso pelas postagens do CEU, no Facebook e decidi fazer por que eu realmente quero entrar no curso superior de fotografia, na Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), mas como ainda não abriu turma, vou me aperfeiçoando por aqui, para então começar o curso em janeiro", conta a estudante Camila Rosa Mendes, de 19 anos. "Ainda não tenho uma câmera e estou aproveitando as aulas para saber qual o modelo ideal para eu comprar", detalha.

Uma das fotos tiradas por Marcio, no belo pôr do sol de Presidente Epitácio

Nenhum comentário:

Postar um comentário