domingo, 20 de setembro de 2015

Aplicativo estimula uso de celular, tablet e outros dispositivo móveis em sala de aula

Unesco recomenda uso de dispositivos móveis
Celulares, smartphones, tablets, notebooks e outros dispositivos móveis, que são considerados computadores portáteis, são aparelhos que têm presença garantida nas bolsas e bolsos de alunos de todas as idades, inclusive no ambiente escolar. Eles são trazidos para dentro da escola e da sala de aula, independente da vontade de seus tutores.

Tela inicial do Metaplicativo
Muitos ainda defendem a simples proibição do uso destes aparelhos que, desviariam a atenção dos estudantes do processo educacional mas, a Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação Ciência e Cultura), por outro lado, acredita que "as tecnologias móveis podem ampliar e enriquecer oportunidades educacionais para estudantes em diversos ambientes". A ideia foi apresentada no documento "Diretrizes de Políticas para Aprendizagem Móvel", publicado pelo órgão em 2014.

Em Presidente Prudente, um grupo de alunos de mestrado decidiu elaborar um aplicativo, que é disponibilizado gratuitamente, e que tem como objetivo estimular os professores em relação ao uso dos dispositivos móveis em sala de aula. 

O Metaplicativo, traz diversas informações sobre o tema e orienta os docentes sobre como desenvolver o seus próprios aplicativos juntos aos alunos e também explica como criar uma animação em stop motion, dentro da sala de aula.

"Em muitos casos o uso dos dispositivos móveis em sala de aula ainda é barrado pelos professores, por uma questão de comodidade, mas com um planejamento adequado, existem muitas possibilidades de se utilizar estes aparelhos na educação e nossa intenção é conscientizar os professores sobre a importância do uso destes dispositivos", explica a professora e aluna do Mestrado em Educação da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista)Fernanda Sutkus de Oliveira Mello.

Professora criou aplicativo com alunos
A sugestão do Metaplicativo é que os professores utilizem o portal Fábrica de Aplicativos, que permite o desenvolvimento dos programas gratuitamente e o Movie Maker, para a criação das animações, cujo download pode ser feito aqui

Os usuários podem conferir também relatos de professores que utilizaram dispositivos móveis em atividades com os alunos, como a professora, Elaine Mussi Hunzecher Quaglio, que desenvolveu um aplicativo com os estudantes do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Ayrton Busch, em Bauru (SP), que pode ser acessado neste link.

O projeto foi desenvolvido durante uma disciplina do Mestrado em Educação da Unesp (Universidade Estadual Paulista), em Prudente, em conjunto com os alunos das duas universidades (Unesp e Unoeste). Também atuaram no seu desenvolvimento os discentes Ana Siqueira, Deborah Zaduski e Odair Benedito Francisco (Unoeste), Elaine Mussi (Unesp) e Priscila Guidini (ouvinte).

A disciplina foi realizada pelos professores Klaus Schlünzen Junior e Elisa Tomoe Moriya Schlünzen (Unesp), com o apoio das colaboradoras Danielle Santos (Unesp) e Adriana Terçariol (Unoeste).

O Metaplicativo está disponível aqui (para fazer o download é necessário acessar o link direto pelo dispositivo móvel).

Nenhum comentário:

Postar um comentário