domingo, 8 de maio de 2016

Vídeos de ex-alunos da Escola Municipal Juraci Menezes incentivam novos estudantes

Mudar a falsa imagem de 'escola violenta' foi um dos principais objetivos da ação desenvolvida pela diretoria da Escola Municipal Juraci Menezes Peralta, que fica no Jardim Humberto Salvador, em Presidente Prudente.

No início deste ano, um levantamento foi feito dos ex-alunos da escola que estão matriculados em universidades, com a intenção de que eles pudessem contar um pouco de suas experiências na escola, para incentivar os estudantes que atualmente frequentam a unidade.

"Nossa intenção é mostrar para os pais e para os alunos que, quando você se dedica, você consegue ter sucesso", explica a diretora Adriana Gonçalves de Oliveira, que está à frente da escola a 16 anos.

Um levantamento prévio apontou 25 alunos matriculados em instituições de ensino superior de Prudente ou da região, dos quais quatro encaminharam vídeos com seus depoimentos, gravados pelo telefone celular e as gravações foram apresentadas durante uma reunião realizada na semana passada.

"Essa parceria com as famílias é fundamental para melhorar a escola", conta a diretora, lembrando que o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) passou d 4,1 para 5,6, em 2013, ainda abaixo da média da cidade, que é 6.

"Nossa intenção é continuar lutando para melhorar ainda mais e os pais perceberam que, se eles acompanharem o trabalho dos filhos, estimularem, cobrarem e participarem ativamente das atividades, os alunos também se dedicam mais e podem conseguir ótimos resultados", destaca Adriana.

Depoimentos

"Acredito sim que a educação muda e acredito também no conjunto entre casa e escola", disse o estudante de direito do Centro Universitário Toledo, Gabriel Telles Peres, que estudou na 'Juraci' entre 2004 e 2008. "Sempre tive uma boa relação com meus colegas, professores e com os funcionários, gostei muito de estudar aqui e a escola me ajudou bastante, assim como os meus pais", relata o estudante em um dos vídeos apresentados na reunião (confira o vídeo abaixo).


"Eu ia todos os dias, nunca perdia uma aula e gostava de participar de tudo", lembra Camila da Silva Batista, 19 anos, que esteve na 'Juraci' do pré-primário até a 4ª série e atualmente cursa administração na Unoeste (Universidade do Oeste Paulista). "Minha família sempre me acompanhou de perto, cobrando e incentivando também e pude aprender que a educação é o primeiro passo para conquistar aquilo que a gente quer", completa (confira o vídeo abaixo).


"Foram anos muito bons, de grande importância para a mim e também para a minha vida como estudante", destaca Lara Telles Peres, que cursa ciências sociais na Universidade Federal de Dourados e esteve na 'Juraci' da da 1ª a 3ª série. "Sempre me dei muito bem com todos, tive muita dificuldade também em algumas matérias, principalmente na área de exatas, não só por gostar mais de outras matérias, mas também acabava indo bem, por me esforçar", ressalta (confira o vídeo abaixo). 


"Estudo é tudo para um ser humano e um cidadão", conta Guilherme Cesar Freitas, que, aos 18 anos, trabalha como operador de caixa no supermercado Nagai, em Prudente e cursa fisioterapia na Unoeste. "O estudo te leva até onde você quer ir e a honestidade dos meus pais também foi um espelho para que eu possa me tornar um adulto de sucesso", afirma o jovem, orgulhoso de ter passado a infância na escola, que fica no bairro onde cresceu (confira o vídeo abaixo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário