domingo, 22 de maio de 2016

Educação no trânsito é tema de ações na EM Pedro Furquim



O Maio Amarelo é um movimento que pretende chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo e uma das estratégias mais eficientes para atingir esse objetivo é começar pelas crianças. "Acreditamos que a maior lei do trânsito é a educação", ressalta Renato Gouvea de Jesus, assessor de secretaria e educador de trânsito da Semav (Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública)

E foi isso que fizeram os alunos da Escola Municipal Doutor Pedro Furquim, em Presidente Prudente,
participaram na semana passada de uma palestra sobre educação no trânsito realizada na escola. “A orientação foi para os alunos conversarem com os pais e assim cobrarem respeito às leis de trânsito”, explica a professora Karina Sacardo.
"Além disso, nas ruas, somos todos pedestres e, por isso, conhecer as leis de trânsito não é somente para motoristas... É necessário sabermos relacionar as cores do semáforo com seus significados, sabermos atravessar na faixa de pedestres, etc", destaca.

A palestra foi apresentada pelo Cabo Pardine, policial militar que atua pelo 18º BPM/I (18º Batalhão de Polícia Militar do Interior) para estudantes com idades entre 8 e 10 anos e foi acompanhada pela orientadora pedagógica Andréia Pazetto e pela vice-diretora Léia Zanelato, que também participaram de diversas outras atividades relacionadas ao tema, que foram desenvolvidas na escola durante todo o mês de maio.

"Fizemos várias coisas sobre o tema com as crianças da pré escola também", lembra Karina, destacando o mural que foi produzido pelos pequeninos. "As crianças também andam muito de bicicletas, skates, são agentes ativos do trânsito e dessa forma a conscientização pode evitar muitos acidentes", ressalta a educadora. Os alunos de toda a escola também propuseram e realizaram um trabalho de divulgação interna do Movimento Maio Amarelo.

Faixa de pedestres

Um dos resultados práticos das atividades realizadas na escola foi a constatação, pelos próprios alunos, da necessidade de implantação de uma faixa de pedestres na saída da unidade. Com o apoio das professoras Fabiane Ferrarezzi Alves e Rosenilda Silva Barga, 51 estudantes produziram uma carta destacando a importância do dispositivo, que foi entregue na sexta-feira (20/)5) na Semav


"Tudo que é relacionado à trânsito é conosco", explica Renato Gouvea. "Agora um engenheiro de trânsito irá até o local verificar as condições técnicas, checar se o código de trânsito permite e então definimos se a faixa pode ser implantada", detalha o assessor de secretaria.

"Nós recebemos muitas solicitações como esta e estimulamos e também realizamos atividades nas quais os estudantes fazem o reconhecimento do trânsito e identificam problemas como falta de sinalização, por exemplo", aponta Renato. "A população está em todos os lugares e por isso contamos com o apoio dos moradores neste tipo de situação e também levamos muito a sério as sugestões das crianças", conclui o educador de trânsito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário