domingo, 24 de abril de 2016

Escola Prof. Odette Duarte da Costa é indicada pelo SAIA Educando para a comunidade Escolas Transformadoras

Empatia, trabalho em equipe, criatividade e protagonismo social são as prioridades destacadas pelo programa Escolas Transformadoras, que propõe o estabelecimento de uma comunidade global que valoriza os princípios mencionados acima, além de estimular a formação de jovens e crianças capazes de transformar a sociedade onde vivem. 

Levando em conta a experiência deste blogueiro com as escolas de Presidente Prudente e região, foi impossível não pensar que a Escola Municipal Professora Odette Duarte da Costa, no Jardim Morada do Sol, poderia fazer parte do programa, que conta com 12 escolas no Brasil e mais de 500 em todo o mundo e é desenvolvido pela Ashoka e, no território nacional, conta com a parceria do Instituto Alana.


Como já mostrado neste blog, a escola é um exemplo de transformação social e de participação da comunidade, com projetos inovadores, envolvendo arte, cultura e até mesmo uma horta, que também conta com o apoio dos moradores do bairro. As parcerias desenvolvidas com os mais diferentes setores também contribuem muito para que os projetos na unidade sejam colocados em prática. Além disso, as demonstrações de afeto e carinho entre professores e alunos é algo que salta aos olhos de quem teve a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido na escola (em cada um dos links deste parágrafo é possível conhecer mais sobre a EM Professora Odette Duarte da Costa).

As chamadas 'competências transformadoras', destacadas no início desta postagem, são, para os organizadores do projeto, fundamentais para que os alunos assumam um papel de protagonistas diante das mudanças necessárias para um mundo melhor. "Para participar do mundo é preciso, em primeiro lugar, se interessar por ele. O encantamento com o mundo desperta a vontade de tomá-lo para si, cuidar do mundo e cuidar do outro".


É por isso que o SAIA Educando teve o prazer de indicar a EM Professora Odette Duarte da Costa para fazer parte desta rede e vamos trabalhar junto à Comunidade Ativadora do projeto para que isso se torne uma realidade e para que a escola, que hoje é uma referência no Jardim Vale do Sol, em Prudente, se torne um exemplo para que outros espaços também sejam capazes de transformar todo o universo no qual eles estão inseridos.

"Além da visibilidade para o trabalho, motiva a equipe, comunidade local e Conselho de Escola, afinal, o diferencial é essa parceria com todos dando apoio a nossas ações", destaca a diretora, Sirlei Oliveira. Todas as fotos utilizadas nessa postagem são da página no Facebook da EM Professora Odette Duarte da Costa e mostram um pouquinho do cotidiano da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário