domingo, 29 de novembro de 2015

Software educacional Visual Class pode ser usado no celular, tablet e computador

Celso Tatizana explica como funciona o Visual Class no tablet
"É o único no mundo que permite que as produções sejam feitos direto no tablet e no celular, sem ter que passar para computador", apresenta Celso Tatizana, diretor da Caltech, empresa responsável pela fabricação de softwares educacionais, entre eles, o Visual Class. "Ele permite a edição de fotos e imagens, a criação de animações, inserção de vídeos, textos e por meio destes e outros objetos de aprendizagem disponíveis, você constrói a narrativa da aula", explica Celso. 

"Tudo isso sem a necessidade de ter qualquer tipo de conhecimento de programação e é essa simplicidade do Visual Class que permite que as crianças virem verdadeiros Hans Donner, com trabalhos muito sofisticados", completa. Um pouco das produções já realizadas com o software pôde ser visto de perto por este blogueiro e por todos os participantes do Enetec 2015 (Encontro Nacional de Educação Tecnológica), em outubro. Outros projetos desenvolvidos em edições anteriores estão disponíveis no site do programa.

Confira mais detalhes no vídeo de apresentação do Visual Class:


Atualmente, o Visual Class está presente em mais de 70 secretarias de educação, estaduais e municipais e é utilizado por aproximadamente 1,5 milhão de alunos e professores em várias regiões do país, passando pela Bahia, Amazonas, São Paulo e todos os estados do sul. Além da presença nos níveis iniciais da educação, o programa também é adotado por universidades e ainda para treinamento empresarial. Além disso, já está presente também em escolas em Angola, na Argentina e em Portugal.

Confira, clicando na imagem abaixo, o trabalho feito por alunos do Colégio O Sol de Luanda, em Angola, que explica conceitos de força, como uma grandeza física, a partir de exemplos no futebol.

Apresentação feita em Angola com o Visual Class
"O Visual Class surgiu em 1996, quando eu era professor no Colégio Objetivo e também trabalhava no IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas)", conta Celso. "Surgiu então uma demanda simultânea, que era de um programa fácil de usar e que tivesse recursos de avaliação, que levou à criação do programa", revela. Na sequência, o software foi adquirido por empresas, esteve presente em grandes feiras e convenções e hoje está consolidado como uma alternativa para impulsionar o uso da tecnologia na educação.


Um dos softwares lançados pela Caltech em 2015 é o Class Player, que pode ser baixado gratuitamente pela Google Play Store e é direcionado principalmente para ser utilizados no sistema Android (smart phone ou tablet). No programa, os usuários poderão acessar fotos, vídeos e informações sobre o Enetec 2015 (Encontro Nacional de Educação Tecnológica).

Parte do material disponibilizado sobre o Enetec 2015 foi produzido pelo SAIA Educando

Nenhum comentário:

Postar um comentário