domingo, 26 de julho de 2015

Sociologia no Mundo: do compartilhamento de dados a espaço de discussão virtual

Apresentar um exemplo do uso do blog na educação e discutir as vantagens e dificuldades enfrentadas na aplicação prática da ferramenta foram os principais objetivos da conversa, transmitida ao vivo pelo Hangout do Google, no dia 14 de julho. O evento foi promovido pelo GEG (grupo de Educadores Google de Prudente).

Tive o prazer de participar dessa  conversa e também compartilhar minhas ideias sobre o tema, junto com a professora Juliana Maria Cristiano Gense, que leciona no curso de Letras da Fapepe/Uniesp, em Prudente e com o professor da área de filosofia, Júlio César Gonçalves, criador e administrador do blog Sociologia no Mundo.

O blog, criado pelo professor Júlio em 2009, teve como objetivo inicial o compartilhamento de materiais com os  alunos, que pudessem ser acessados após a conclusão do trabalho em sala de aula. "A ideia era criar uma base de dados, a princípio, por que o suporte da instituição teve um problema técnico e não estava suportando tudo o que eu gostaria de disponibilizar, aí pensamos na possibilidade de criar um ambiente virtual", conta.

Porém, atualmente, o espaço também apresenta discussões aprofundadas a respeito de temas atuais, em diferentes áreas. "Com o tempo, eu comecei a receber e-mails de colegas com textos para publicar e também senti a necessidade de criar um espaço de bate papo, nesse ambiente de interação", detalha Júlio.


Aos poucos, ele passou a buscar novos gadgets, novas alternativas visuais e novidades nos tutoriais do Blogger, onde o Sociologia no Mundo está inserido. "O blog foi mudando a função inicial e se tornou um espaço de discussão e reflexão, com textos que recebo de pessoas de fora, dos alunos, com foco em temas que estão na sociedade, muitas vezes polêmicos".


Ele lembra ainda que, apesar da mudança, o espaço virtual mantém ainda suas características iniciais, de compartilhamento de dados, por meio de links e, até mesmo, para a realização de provas, com formulários online. "Ele é um recurso bastante útil para mim hoje, como técnica para se utilizar em sala de aula".

Confira todos os detalhes do Hangout do Google e sobre o blog do professor Júlio no vídeo abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário