domingo, 19 de julho de 2015

Professora utiliza convergência de mídias e tecnologia em Prudente

"Eu levo a internet para dentro da sala de aula, conecto o computador com a rede pelo meu celular e apresento o conteúdo com o projetor" conta a professora Karina Sacardo, 35, que leciona no 3º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Dr. Pedro Furquim, em Presidente Prudente, para alunos com idades entre 8 e 9 anos.

"Eu não tenho internet em casa e faço o download dos vídeos direto pelo celular o que é muito fácil e dá resultado", detalha Karina, que também dá aulas na educação infantil, na Escola Municipal Odete Duarte da Costa, na mesma cidade.

Ela conheceu os aplicativos que podem ser usados durante as aulas ainda na faculdade, no curso de Pedagogia da Unesp, em Prudente, quando foi apresentada ao Banco Internacional de Objetos Educacionais, do MEC (Ministério da Educação e Cultura). "Nas aulas nós tivemos contato com alguns exemplos de objetos, como um que reproduzia uma fazenda (Fazenda Rived), na qual os alunos separavam os animais,trabalhando conceitos de proporção e contagem", exemplifica.


Em sua primeira turma, iniciada em 2010, logo depois de concluída a graduação, Karina já inseriu alguns dos aplicativos nas aulas para alunos de 6 anos. "Eles apontavam e eu manipulava os desenhos pelo notebook". Entre os exemplos de objetos que ela utilizou estão um que reproduz uma feirinha, onde os alunos analisam qual a barraca mais barata, outro, que representa uma cafeteria e eles usam as operações matemáticas para conferir o troco correto e mais um que trabalhava a linguagem, chamado a atenção para as diferentes maneiras de se falar, em cada região do país.

Ainda em 2010, Karina passou a lecionar na escola do Sesi, em Prudente, onde continuou a utilizar as ferramentas. "Lá tínhamos um laboratório de informática mais estruturado e podíamos trabalhar com objetos para alfabetização e matemática, por exemplo", conta a professora. "Os aplicativos são todos livres e são bem leves, então era só copiá-los em um pen drive e entregar  para a moça que cuidava do laboratório", explica.

"Para eles, aquilo era um jogo, o que deixava todo o processo de aprendizagem mais divertido", relata. "Ter o desafio de cumprir o objetivo fazia com que eles se dedicassem mais à atividade proposta". Além dos videos do youtube, músicas, imagens e outras materiais pesquisados na internet, Karina também trabalha com a confecção de material, como maquetes, por exemplo. "Isso tudo torna aquele conteúdo algo concreto para as crianças, que faz parte da vida dela", conclui a professora.

Ela lembra ainda, de quando utilizou a música 'Eu nasci há 10 mil anos atrás', de Raul Seixas, para falar sobre determinados pontos da história. "Na tarefa de casa, um dos alunos trouxe um vídeo do filme 'O menino do pijama listrado', para exemplificar o período do nazismo", conta Karina, revelando o quanto o uso de diferentes mídias pode trazer, na prática, resultados surpreendentes.

2 comentários:

  1. Parabéns Karina. Isso é talento somado a muita dedicação.

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  2. Obrigada Professor Raboni. Tenho suas aulas e postura crítica como fonte de inspiração para meu trabalho e vida. Obrigada por ter feito a diferença em minha formação. Abraços

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