domingo, 21 de fevereiro de 2016

Escola no Ar utiliza metodologia de ensino baseada na experiência e na diversidade


O conhecimento adquirido in loco, a partir da experiência prática e tendo como referência as características individuais de cada aluno é o que propõe a Escola no Ar, um projeto de "escola livre", que funciona na capital paulista e oferece cursos nas áreas de design, fotografia, desenho, marketing, educação sexual, entre outros.

Como explica o site da Escola no Ar, a ideia surgiu na Grécia Antiga, com o chamado método peripatético, no qual Aristóteles "conduzia um grupo de aprendizes pelas ruas de Atenas em função da predileção do filósofo e ensinar enquanto caminhava ao ar livre". Neste sentido, a intenção da Escola no Ar é romper com o "confinamento imposto pela institucionalização escolar ocorrida a partir da Idade Moderna", trazendo o aluno de volta para o espaço público onde ele tem a oportunidade de "pensar fora da caixa".

Os cursos oferecidos pela Escola no Ar adotam uma metodologia de aprendizagem que leva em conta as características de cada indivíduo e aposta na interação entre as pessoas, de maneira heterogênea, e também com o espaço ao seu redor. O objetivo é que o conhecimento seja desenvolvido de acordo com "o mundo real que cada um vive", buscando "soluções criativas, inovadoras e funcionais aos problemas apresentados".


Entre as atividades, vale destacar o curso: "Trilhas do consumo", no qual os alunos observam técnicas utilizadas pelo comércio varejista durante um passeio pela área central de São Paulo e também para as aulas de fotografia de rua, que também ocorrem na capital paulista. Os custos vão de R$ 100,00 a R$ 300,00 e o contato pode ser feito pelo e-mail escolanoar@escolanoar.com, pela página no Facebook, neste link ou pelo telefone (11) 9.9266-7557.  

Por enquanto, todas as atividades são realizadas na capital, mas que, ao menos, sirvam de inspiração para os professores da nossa região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário