domingo, 31 de janeiro de 2016

Hortas em escolas são alternativas simples de boa alimentação e aprendizagem


O conceito de hortas urbanas defende a ideia de que é possível cultivar alimentos orgânicos e saudáveis em espaços pequenos, dentro das cidades e, de fato, as escolas são áreas ideias para a implantação de cultivos não apenas para os alunos, mas também para toda a comunidade onde a escola está inserida.

Apesar de ser uma ideia simples, que não exige, de fato, tecnologias muito inovadoras, em Presidente Prudente apenas uma escola já criou sua própria horta, em parceria com a ONG (Organização Não Governamental) Cidades Sem Fome. A horta na Escola Municipal Professora Odette Duarte da Costa foi a primeira implantada com apoio do órgão na cidade e a 38ª em todo o estado de São Paulo.

Instalada em outubro de 2015, ela começou com dez canteiros e, por conta do sol forte que os moradores da cidade já estão acostumados, foram instalados sombrites para garantir a proteção e o foco foi no plantio de espécies resistentes ao calor e o solo foi coberto com capim seco, que protege a terra e ajuda a manter a umidade. "Os alunos participaram com dedicação em todas as atividades", destaca a ONG em matéria publicada no seu site.

"A primeira meta deste projeto é facilitar o acesso a alimentos saudáveis, preveni a desnutrição e a deficiência alimentar de crianças em regiões com vulnerabilidade social para lhes garantir boa saúde. O projeto, que envolve tanto estudantes, pais de alunos e professores, aborda ao mesmo tempo assuntos como alimentação saudável, a relação homem-natureza e o meio ambiente", explica o texto na página do órgão, sobre as hortas escolares. Confira mais detalhas na página da ONG no Facebook.

Manual para hortas urbanas

Para quem pretende produzir a horta por conta própria, seja na escola, no quintal ou mesmo em outra área disponível no bairro, o Instituto Pólis produziu uma publicação sobre hortas urbanas, que funciona como um manual para quem pretende criar uma horta em sua comunidade. 

Em entrevista ao Jornal Brasil Atual, a técnica de segurança alimentar e nutricional do instituto, Mariana Romão, explica que a "cartilha foi concebida dentro do projeto Moradia Urbana com Tecnologia Social, que aborda o tema da agricultura urbana sob diversos aspectos, com a qualidade da produção de alimentos para consumo e envolvimento das pessoas com suas comunidades e com a preservação do meio ambiente". Confira aqui a entrevista completa com Mariana.

Este blogueiro também aderiu ao conceito de hortas urbanas e montou, com a ajuda do hidroponicultor Clauber Sampaio, uma horta hidropônica em seu quintal e, desde então, nunca mais comprou alface no supermercado... Quem quiser, pode contatar Clauber pelo telefone (18) 9.9799-3824 ou pelo e-mail claubersampaio@bol.com.br.

A cartilha Hortas Urbanas pode ser 'baixada' gratuitamente neste link ou na imagem abaixo. Todas as fotos desta postagem são da página no Facebook da EM Professora Odette Duarte da Costa e dos sites da ONG Cidades Sem Fome e do Instituto Pólis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário